TEMA:
“JOVENS CIDADÃOS DO MUNDO”
PERÍODO:
TRÊS SEMANAS
ALUNOS:
1° ANO
PROFESSORA:
GABRIELA
OBJETIVO:
ESTABELECER NOÇÕES DE CIDADANIA, FAZENDO COM QUE PERCEBAM
QUE TODOS TEMOS DIREITOS, MAS PRINCIPALMENTE DEVERES SOCIAIS, UMA VEZ QUE NA
COLETIVIDADE OS DIREITOS DE UM INDÍDUO SÃO GARANTIDOS A PARTIR DO CUMPRIMENTO
DOS DEVERES DOS DEMAIS COMPONENTES DA SOCIEDADE.
ESTRATÉGIA:
1°
PASSO - RODA DE CONVERSA:
VOCÊ SABE O QUE É SER CIDADÃO? O QUE É CIDADANIA?
Neste momento a professora fará o uso do dicionário
ilustrado para ler a definição das palavras CIDADÃO e CIDADANIA, e a partir de
então estabelecer um diálogo, para que possam refletir sobre suas ações dentro
e fora da escola.
2°
PASSO - Apresentar os direitos e deveres de cada um perante a
sociedade mostrando a causa e o efeito da ação de cada indivíduo.
Exemplo:
DIREITO de
crescer dentro de um ambiente de solidariedade, justiça e união entre os povos.
X
DEVER de
respeitar as pessoas, não falar palavras que machucam as pessoas.
Após esse processo, confeccionar um cartaz em grupo, com
a definição das palavras cidadão e cidadania e os direitos e deveres de todos.
PARA
CASA: Solicitar uma pesquisa em família sobre os direitos das crianças, para
ser trabalhado em sala.
3°
PASSO – RODA DE CONVERSA:
Questionar como estão exercitando seus direitos e
deveres.
Abrir espaço para um diálogo e apresentar o próximo passo
do nosso projeto.
4°
PASSO – IRMÃO MAIS VELHO
Escolher dez crianças da escola de diferentes idades para
que cada aluno do primeiro ano se responsabilize por uma delas durante uma
semana.
Obs: Cada criança já estará previamente direcionada pela
professora a um parceirinho, de modo que, ela já apresente características que
ambos possam estabelecer uma troca de aprendizagens.
Nesses cinco dias iremos separar 1 hora para que o
irmão(ã) mais velho dedique seu tempo ao irmão(ã) mais novo(a), promovendo
cuidados e dividindo aprendizagens.
Exemplo:
·
Ensinar a brincar zelando pela sua segurança;
·
Estabelecer um diálogo amistoso, exercitando
a paciência e o respeito ao próximo;
·
Acompanhar as dificuldades do outro e tentar
encontrar uma solução...
No quinto dia de parceria, o irmão mais velho deverá
presentear o mais novo com uma lembrancinha confeccionada por eles mesmos.
5°
PASSO – RODA DE CONVERSA:
O que EU aprendi sobre ser cidadão? O que EU ganho
exercendo minha cidadania?
Abrir um diálogo e após isso, propor que escrevam sobre o
que aprenderam. (Para aqueles que ainda não fazem o uso regular da escrita, a
professora servirá como escriba)
6°
PASSO – Conhecendo uma canção e analisando as semelhanças com tudo o que
aprendemos sobre ser cidadão do mundo.
MONARCAS
DA ERA DA PAZ
Conquistar
a vitória infalível
Transmitir alegria e força,
Levantar-se só,
Eis nossa grande missão!
Transmitir alegria e força,
Levantar-se só,
Eis nossa grande missão!
Renovando
a coragem e a decisão
Pela estrada dourada avançar
Onde o sol do humanismo
Ilumina a Era da Paz
Pela estrada dourada avançar
Onde o sol do humanismo
Ilumina a Era da Paz
Cultivar o amor entre as
pessoas,
Fortalece a amizade e a união
Expande a harmonia,
Gerando uma onda que faz
a felicidade brotar
E florescer em nossos corações
Fortalece a amizade e a união
Expande a harmonia,
Gerando uma onda que faz
a felicidade brotar
E florescer em nossos corações
[Refrão]
Jovens, fonte de luz e esperança!
Homens, mulheres de fibra e paixão,
Monarcas da Era da Paz
Jovens, fonte de luz e esperança!
Homens, mulheres de fibra e paixão,
Monarcas da Era da Paz
Sejam
invencíveis no palco da vida,
Rompendo as barreiras e unindo as nações
Por uma Era de Paz
Rompendo as barreiras e unindo as nações
Por uma Era de Paz
Cultivar
o amor entre as pessoas,
Fortalece a amizade e a união
Expande a harmonia,
Gerando uma onda que faz
a felicidade brotar
E florescer em nossos corações
Fortalece a amizade e a união
Expande a harmonia,
Gerando uma onda que faz
a felicidade brotar
E florescer em nossos corações
[Refrão]
Jovens, fonte de luz e esperança!
Homens, mulheres de fibra e paixão,
Monarcas da Era da Paz
Jovens, fonte de luz e esperança!
Homens, mulheres de fibra e paixão,
Monarcas da Era da Paz
Ergam bem alto o bastão da
justiça,
Criando uma história de glória
Eis nosso grande ideal!
Criando uma história de glória
Eis nosso grande ideal!
Conquistar
a vitória infalível,
Transmitir alegria e força,
Levantar-se só,
Eis nossa grande missão!
Transmitir alegria e força,
Levantar-se só,
Eis nossa grande missão!
CULMINÂNCIA:
Apresentação da canção em coral, para todo corpo
estudantil e entrega do diploma de cidadania.
OBSERVAÇÃO:
TODO PROJETO DEVE SE ADEQUAR AO CONTESTO SOCIAL NO QUAL A ESCOLA ESTÁ INSERIDA.OBSERVAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Recadinho aqui!!!