Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


Ruth Rocha



Ruth Rocha (São Paulo, 2 de março de 1931) é uma escritora brasileira de livros infantis.

É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. Formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.

Trabalhos

Em 1967, Ruth Rocha começou a escrever artigos sobre educação para várias revistas. Escreveu artigos sobre educação na Revista Cláudia. Em 1976, publicou seu primeiro livro, Palavras Muitas Palavras.

Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas.

Lançou livros no Parlamento Brasileiro e na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Homenagens e prêmios

Em 1998 foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, além disso, ganhou outros prêmios. Em 2002 foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, com o seu livro Escrever e Criar, recebeu o prêmio Jabuti.

Vida pública

Em artigo publicado no Jornal O Globo, Ruth Rocha declarou não autorizar a inclusão de seu nome num manifesto a favor da candidata Dilma Roussef que foi publicado pélo partido. Manifestou-se contra a candidata do PT e determinou a retirada imediata de seu nome do manifesto.

Vida pessoal

Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre.

Obras:

Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias;

Mil Pássaros - Sete histórias de Ruth Rocha;

Azul e Lindo Planeta Terra; Nossa casa;

Minidicionário da Língua Portuguesa Ruth Rocha;

entre outros.
Ruth RochaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa